Assista ao trailer no Youtube

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Cobertura da estréia

Reproduzido do sítio da SECOM do Governo do Tocantins (com alterações)

Documentário sobre Guerrilha do Araguaia é um dos destaques no Fica

18 Jun 2007 - Auro Giuliano

Com a presença de um grande público, o vídeo Guerrilha do Araguaia, dirigido por Eduardo Castro, foi exibido neste sábado, 16, no Fica - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que aconteceu na Cidade de Goiás, entre os dias 12 e 17 de junho. A mostra aconteceu ás 16h, no cinemão.

“O documentário tenta revelar uma outra face da história”, é o que afirma Eduardo Castro, que segundo ele, esta produção de 55 minutos tenta trazer à luz o que foi escondido pelos militares e pelos comandantes da guerrilha, num episódio cheio de mistérios e silêncios.

O filme, segundo sua sinopse, retrata a guerrilha, que aconteceu na região do Bico do Papagaio, mais precisamente nas margens do rio Araguaia, que na época era uma das regiões mais isoladas do país, onde para lá foram enviados, a partir de 1967, militantes políticos. O endurecimento militar, com a instauração do AI - 5, em 1968, levou para luta armada muitos estudantes jogados a clandestinidade.

Os depoimentos do ex-guerrilheiro Zezinho do Araguaia, que estava presente na exibição, e de outros participantes da guerrilha, como José Genoíno, Neusa Rodrigues Lima e Danilo Carneiro são os destaques do documentário, que conta também com a participação de ex-oficiais combatentes, como é o caso da duras intervenções do Dr. Asdrúbal.

Para Zezinho do Araguaia, é importante que se retorne essa discussão e que se tenha conhecimento do que aconteceu. “É preciso que se revele à juventude de hoje, não o que eu gostaria que tivesse sido, mas o que aconteceu e elimine esse vácuo na história” afirma.

Eduardo explica que começou a fazer as filmagens no ano de 1991, ainda em VHS, retomou os trabalhos em 2005, e após ser contemplado no DocTV Goiás, conseguiu finalizar o documentário. “Esse é só o pontapé inicial, a intenção é dar continuidade na história, fazer uma série de documentários, contando o que realmente aconteceu”, afirma.

Eduardo Castro é natural de Minas Gerais, residiu em Araguaína durante 17 anos, antes de se transferir para Goiânia. Produziu o premiado documentário Resistência do Vinil, curta premiado no Festival Chico, e que também fez parte da programação de exibições de filmes do “Espaço Tocantins” no Fica.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Estréia dia 16/06 no IX FICA


Guerrilha do Araguaia

As faces Ocultas da História

Estréia: dia 16/06/07 - 16:00 - Cinemão - Cidade de Goiás (GO)

IX Fica - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental



Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo divide-se: capitalista ou comunista, e vê-se perdido no terror psicológico dessas duas ideologias - é a guerra fria.

No início dos anos 60 vivia-se um ambiente revolucionário, com uma nova onda do comunismo espalhando-se pelo mundo. No Brasil, o PCB divide-se. A ala mais radical resgata a sigla PC do B, faz a opção pela luta armada e alia-se à China. A região escolhida para a implantação da guerrilha rural é o Bico do Papagaio, mais precisamente as margens do rio Araguaia, à época uma das regiões mais isoladas do país. É para lá que são enviados militantes, a partir de 1967. O endurecimento da ditadura militar, com a instauração do AI 5, em 1968, leva para a luta armada muitos militantes, em especial estudantes jogados na clandestinidade. Eles constituirão a maioria dos quadros guerrilheiros.

“Guerrilha do Araguaia - As faces Ocultas da História” revela a verdadeira face da história, tentando trazer à luz aquilo que foi escondido pelos militares e pelo comando da guerrilha, neste episódio cheio de mistérios e silêncios, onde 59 guerrilheiros enfrentaram 10 mil militares durante 2 anos de luta, na maior operação militar brasileira desde a Segunda Guerra Mundial.

Ficha Técnica

Duração: 55 minutos

Ano: 2007

Direção: Eduardo Castro

Co-produção: Eduardo Castro – Ana Cristina Evangelista / Idéia Produções / TV Brasil Central

Pólo DOCTV Goyaz