Assista ao trailer no Youtube

terça-feira, 1 de abril de 2008

O Coronel rompe o silêncio novamente

Na sua edição de ontem, 31 de março, o Jornal do Brasil trouxe entrevista com o Coronel Lício Maciel, entrevistado para o filme no Rio de Janeiro, onde reside.

Na entrevista ao jornal, o Cel. Lício, o Dr. Asdrúbal na Guerrilha, anuncia para esta semana o lançamento de um livro sobre o tema.

A reportagem não menciona, mas o Dr. Asdrúbal foi revelado no livro "O Coronel Rompe o Silêncio", depoimento do Cel. Lício ao jornalista Luis Maklouf de Carvalho, publicado pela editora Objetiva em 2004 (clique aqui ). O novo livro sai dois meses após a exibição do filme em rede nacional e no momento em que a Justiça Militar trata do pedido da OAB para apuração de responsabilidades na destruição dos arquivos sobre o assunto.

Há dez dias, o Estadão publicou entrevista com o Tenente José Vargas Jiménez, que combateu a Guerrilha com o codinome Chico Dólar, autor do livro "Bacaba", onde revela alguns documentos que recebeu do Exército e sua versão de alguns episódios e fatos. O Cel. Lício faz referência a ele em sua entrevista.

Leia as entrevistas à direita, em Matérias Relacionadas.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Curió rompe o silêncio

A edição da ISTO É desta semana traz entrevista com o coronel da reserva Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió. Infelizmente, por mais que se insistisse à época da produção do filme, ele não concordou em gravar depoimento.

Um mês após a exibição do filme em rede nacional (e cinco meses após a decisão do STJ que obriga a União a abrir seus arquivos sobre a guerrilha), ele concede sua primeira entrevista, onde anuncia um livro e um documentário a caminho. O tom da entrevista contrasta com o das matérias publicadas pelo Jornal do Brasil no ano passado (veja à direita, em Matérias Relacionadas).

Clique aqui para ler a entrevista.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Em rede nacional

Neste domingo, dia 27 de janeiro, às 23h., o filme será apresentado em rede nacional pela Rede Pública de Televisão/TV Cultura.

Clique sobre as referências abaixo para saber mais sobre o filme:

Ministério da Cultura

TV Cultura

Overmundo